- Ortónimo: 2012

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

2012 A Voar


     O tempo voa, corre aliás, com uma velocidade tal que parece que não o consigo acompanhar, acontece tudo em simultâneo, com uma rapidez que por vezes parece que tudo me passa ao lado.
     Neste último ano (2012) aconteceu de tudo, posso mesmo dizer que foi o ano em que experimentei mais sentimentos diferentes. Não começou muito bem, algo trágico, esperado, mas não naquela altura aconteceu, foi um choque, chorei, chorei, pensei, senti um vazio que nunca tinha experimentado, voltei a chorar, ia reflectindo, mas era inundada de uma enorme e inexplicável saudade. Após ter “superado” tal acontecimento, viveram-se dias também de muita alegria e felicidade com algumas contrariedades pelo meio (mas também que seria a vida sem elas?), onde pude sorrir, sentir tudo o que se pode apelidar de bom e saudável, entre conversas, brincadeiras e estudo pelo meio, tudo acabou em bem e mais um ano fora concluído. Seguindo-se, o que para mim foi o mais pequeno verão de sempre (volto a referir a rapidez do tempo) em que praticamente tudo correu bem, entre passeios, namoro, diversão, praia, enfim tudo o que foi suficiente para não me fizer ganhar vontade de iniciar mais um ano lectivo. Mas esse tempo assim chegou, praxes, muitas frequências, pouca vontade de estudar, assim se resume rapidamente estes 3 meses e pouco de aulas que finalmente estão a chegar ao fim para as tao aguardadas férias de natal! Infelizmente mais uma pequena contrariedade da vida surgiu, mas já um pouco esperada, embora nunca nos sintamos suficientemente preparados para elas.
     Mais um obstáculo para ultrapassar, chego à conclusão que o tempo passa mesmo e para todos nós, que cada ano que passa vamos envelhecendo e principalmente reduzindo-nos, vamos perdendo os “nossos”, vamos perdendo a vontade de festejar mais um ano que passou, pois cada ano pode ser significado de mais uma perda.
    Apesar de tudo isto, já que aqui estamos vamos fazer jus à vida que cá temos e desejar o mesmo de sempre, que o melhor do ano que passou, seja o pior do que se aproxima! Votos de Bom Natal e Feliz Ano Novo!(esperando ultrapassar o 21 Dezembro =D)   

sexta-feira, 20 de julho de 2012

Mundo Paralelo


Um olhar diferente, uma visão diferente, essencialmente é um pensar diferente.
Apesar de ter a perfeita noção que muita gente não só não saberá o que é, como também não compreenderá do que falo. Existe um mundo, infelizmente, paralelo ao que as pessoas que se dizem normais (sobre)vivem, este mundo não possui grandes explicações, para nós não consegue ter muito de normal, pelo contrario, para nós é um grande quebra cabeças, é algo que nos desafia todos os dias a tentar descobrir algo novo e a tentar incluirmo-nos um pouco mais nele.

Os seus habitantes não se sentem diferentes de nós, sentem-se apenas incompreendidos pela maioria, precisamente pelos seus pensamentos curtos (muito curtos aliás), pelas palavras que não conseguem expressar até ao fim, pelo raciocínio que perdem rapidamente, até do seu vocabulário eles são vitimas, no entanto, há uma coisa em comum connosco, coisa essa que nunca se perde, o sentimento, seja quais forem as palavras, seja quais forem os pensamentos, eles sentem como nós, podem transmiti-lo de forma diferente ou até nem transmiti-lo de forma concreta, mas ele existe sempre!

É com a maior tristeza, que olho para o lado todos os dias e vejo pessoas a criticar ou a ter pena daquelas que habitam o mundo paralelo, chegam a goza-las ou simplesmente ignora-las, quando no entanto, eles se tornam os maiores ignorantes pois não conseguem viver e compreender a diferença.

Eu vivo com a minha avó, apesar dos diferentes mundos, o alzheimer não a faz deixar de sentir, pode não se lembrar do meu nome, nem do que lhe disse à minutos atras, pode até fazer e dizer as coisas mais disparatas sem ter noção, mas tenho a certeza que gosta de mim

quarta-feira, 9 de maio de 2012

Vencedor: Fernando Pessoa


Um Ano após a minha questão estatistica, acerca de quais seriam os melhores escritores Portugueses, a resposta mais votada e com todo o mérito (55%) foi para Fernando Pessoa! :D Como tal, aqui vai uma lembraça *.*

"Não sei quantas almas tenho

Não sei quantas almas tenho.
Cada momento mudei.
Continuamente me estranho.
Nunca me vi nem achei.
De tanto ser, só tenho alma.
Quem tem alma não tem calma.
Quem vê é só o que vê,
Quem sente não é quem é,

Atento ao que sou e vejo,
Torno-me eles e não eu.
Cada meu sonho ou desejo
É do que nasce e não meu.
Sou minha própria paisagem,
Assisto à minha passagem,
Diverso, móbil e só,
Não sei sentir-me onde estou.

Por isso, alheio, vou lendo
Como páginas, meu ser.
O que segue não prevendo,
O que passou a esquecer.
Noto à margem do que li
O que julguei que senti.
Releio e digo: <<Fui eu?>>
Deus sabe, porque o escreveu."

              Fernando Pessoa

quarta-feira, 11 de abril de 2012

Testemunhei um grande Amor!

     Felizmente eu já assisti a um grande amor! Foi algo que acompanhei desde pequena e que sempre me fez crescer com o pensamento de que era possível e com uma grande ambição de um dia poder viver um.
     O que reinava naquela bonita relação era o respeito, o carinho, a cumplicidade, a compreensão e acima de tudo uma forte união, em que nada nem ninguém os separava. Nem mesmo as desavenças da vida os fez baixar os braços, trabalharam toda uma vida em pró do mesmo, formaram família, ajudaram quem puderam, pouparam e trabalharam de sol a sol para dar uma boa vida aos filhos e ajuda-los como podiam.
Com o tempo a passar, os filhos casaram e deram-lhes netos, netos estes que eram o grande motivo de orgulho de ambos! Os netos foram mimados e tratados como ninguém, o tempo continuou a correr.
     Com algumas desilusões pelo meio, a velhice chegou, alguns filhos e netos foram para longe, deixando uma profunda tristeza nestes carinhosos avós, no entanto, os que ficaram por perto, continuaram a ser o seu grande orgulho, foram sempre acompanhando o seu percurso enquanto pessoas e o percurso académico. Foram uns avós sempre muito presentes.
No entanto, um dia, a vida atraiçoou um deles, ele teve uma paragem cardíaca, mas pelo rápido alarme dela, tudo acabou por se resolver, no entanto, ele ficou incapacitado de continuar as suas actividades rotineiras, ela sempre o ajudou e sempre cuidou dele, até que ele melhorou!
     Um tempo mais tarde, quem foi atraiçoado foi ela, começou com pequenos sintomas como deixar de ler, deixar de escrever, esquecer-se do nome de objectos, de pessoas, começando a piorar aos poucos, tornando-se incapacitada para continuar a cuidar sozinha dele. Aí, estando ele melhor, começara a cuidar dela, continuando sempre com a mesma cumplicidade. A doença de Alzheimer foi piorando mesmo, levando-a a por vezes a desconhecer quem era ele e o que faria ali, no entanto, ele nunca desistiu e continuou a ama-la.
Com ajudas da filha e das netas, continuaram a ser um casal feliz apesar das adversidades...Até o dia em que o pior aconteceu e um deles desapareceu, ele teve uma segunda paragem cardíaca, no entanto, desta vez, fatal.
Foi um grande choque para a filha e as netas principalmente e para ela, que apesar de o seu mundo já não ser o mesmo, ela conseguia sentir a perda de um grande amor.
O maior problema começou aí, no futuro, ela acabava de ficava sem ninguém para cuidar dela como ele sempre fez. Os filhos reuniram-se, uns queriam-na num lar, mas a filha sempre lutou para que isso não acontecesse, para conseguir cumprir a vontade dos pais. Após alguma tensão e no meio de discussões, os irmãos lá lhe disseram que ela tinha um X prazo para encontrar alguém que tomasse conta da mãe. Com muito choro, desespero e acima de tudo esforço, ela conseguiu! A mãe continua a seu lado e ao lado das netas onde sempre quis estar e onde sempre ambos se sentiram bem!
    Termino agora com mais um reforço de que o amor sempre reinou nesta relação, que nada os destruiu e que apesar dos problemas sempre se mantiveram unidos até ao fim, amando-se mutuamente e convencendo qualquer pessoa que os conhece-se que eram o casal mais bonito do mundo, não tivessem eles vivido mais de 60 anos em comum!
     Pela última vez afirmo, os grandes amores são possíveis!
    

Obrigado Avó Josefa e Avô Francisco!

quarta-feira, 14 de março de 2012

Como sería o teu paraíso?


E se o paraíso existisse, como seria?
Seríamos todos brancos, todos pretos? Vivíamos em cidades ou aldeias? Teríamos todos mar e serra em simultâneo? Deixava de existir inveja e dor? Seriam os dias todos de sol?
O paraíso é tão relativo quanto as pretendidas respostas às minhas questões. O paraíso é definido não como um local exato, mas como uma situação perfeita com tudo o que isso envolve. É definido comumente como um lugar utópico onde se vive harmonicamente e sem conflitos, é aquilo que todos procuramos, mas que fica difícil de encontrar, no entanto, a busca ajuda-nos a aproximar-nos da utopia.
Um dia todos teremos os nossos momentos de paraíso! Até lá lutaremos para lá chegar :D

quinta-feira, 8 de março de 2012

One Year *.*


5 Março 2011- “Era uma vez uma jovem, (...) que durante umas mini férias decidiu festejar uma época do ano apelidada de Carnaval.
Eis o seu espanto quando do nada lhe surge um estranho objeto adiante (...) era um osso (obviamente que um adorno da actual época festiva), eis que observa um jovem (disfarçado) olhando para ela e a continuar a tocar-lhe com o osso. Ela podia chatear-se, podia adverti-lo, podia até mandá-lo embora, mas não o fez... simplesmente, sorriu!”

8 Março 2011- “No dia seguinte, algo inesperado acontece, algo inexplicável, algo irreal, não sei se pela força da gravidade ou qualquer outra, a certeza é que houve de facto algo que os juntou num beijo marcante, com uma simultaneidade tal que nenhum percebeu o que se passava, apesar disso, não se importaram, nem sequer conseguiram pensar, deixaram-se ir na eterna loucura de um acto impensável que os poderia ter junto apenas por uma hora, um dia, quiçá uma semana, mas não, quis o destino que aquele profundo e forte momento se torna-se imortal e se mantivesse em ambas as mentes durante tempo indeterminado. Desde aí, não mais se largaram, aumentando de dia para dia o sentimento que os une.
O vento virou e tudo mudou! Quanto tudo parecia nublado e sombrio, um simples toque, um simples olhar, um simples som tudo mudou.
Desde logo se iniciou algo irreal demais para se conseguir transcrever por simples palavras, um tsunami de sentimentos, uma quebra no pensamento. Algo que está até agora por explicar, apesar disso foi perfeito.
São momentos como estes, únicos, que ficarão para sempre gravados na memória e no coração.”

20 Julho 2011- “Não há nada que seja mais perfeito neste mundo de imperfeições... não há nada que passe a pequena diferença que existe dentro de uma grande igualdade, pois é essa minúscula diferença que os completa a 100% que faz com que nada lhes falte, que faz com que vivam unidos na alegria e principalmente na tristeza. No que toca à igualdade, é o que reduz as discussões, os problemas ou as chatices, pois não há nada como a paz e a harmonia numa relação.”

21 Julho 2011- “És tu que fazes a magia renascer em mim, És tu que com todo o teu jeito doce me completas, me fazes adormecer e acordar a sorrir, me fazes pensar que a vida ao teu lado é simplesmente perfeita, És tu que eu venero, desejo, quero sempre ao pé de mim, És tu que me conquistas todos os dias, cada vez um pouquinho mais. Tu és o mais importante em mim, és a perfeição que não quero que desapareça, és o meu vício, vicio este que não quero largar mais,
Tu és o 2011 em força, o que sempre quis e nunca tive de uma forma tão perfeita.
Depois de tudo, toda a nossa história se resume a uma pequena e sentida palavra, Amo-te!”

9 Agosto 2011- “Sabes, gostava de ter o dom de expressar por palavras todos os meus sentimentos, mas infelizmente, não sou poeta, no entanto, penso que mesmo que fosse, provavelmente também não seria capaz de te explicar os grandiosos sentimentos que despertas em mim.J
Como é que seria possível explicar por palavras algo tão profundo, algo que me acelera o coração, o que me faz sentir uma alegria sem fim quando me abraças, um calor quando me beijas, chegas a conseguir desestruturar o meu ser de uma forma inexplicável, após tudo isto, chego apenas a uma conclusão: Eu gosto de ti mais do que tudo e até de uma maneira egoísta, porque quero-te só para mim de uma maneira absoluta porque tu me completas em tudo!”

16 Agosto 2011- “Nessa ilha viverei acompanhada pelo som das ondas, pelo vento a bater no arvoredo e por todos os seres animais ali existentes, viverei também contigo, porque nada disto era possivel sem te ter a meu lado. Fazes parte de qualquer sonho meu, especialmente deste, em que espero vir a partilhar todas as minhas aventuras contigo.”

17Agosto 2011- “Neste momento consigo ser a pessoa mais feliz do mundo! Despertas em mim todos os sentimentos e mais alguns. O engraçado disto tudo é que me fizes-te perceber que a minha escala para amar não tem qualquer tipo de limites, aliás consigo aumenta-la sempre mais um pouquinho quando estou contigo. Diz-me como é possivel gostar sempre mais e mais um bocadinho de ti, de estar contigo, de te abraçar e de te dar muitos beijinhos. Mesmo já tendo passado 5,3 mesinhos.
És taoo importante, tao essencial, és parte de mim <3, és o que me faz acordar todos os dias e pensar que realmente a vida vale a pena!
Somos e seremos sempre o melhor casalinho do universo, oh pelo menos o mais perfeitinhoo! Amo-teee <3”

8 Setembro 2011- “Se eu tivesse que te explicar porque te amo, todos os cadernos do mundo não teriam páginas suficientes para o tanto que eu teria para dizer, pois tu és tudo para mim...
És a razão da minha felicidade!
Gosto de tudo em ti: a tua pele, mesmo sem te tocar, da tua voz, mesmo sem ouvi-la, dos teus cabelos e dos teus lindos e luminosos olhos, do teu belo sorriso e dos teus modos gentis.
Sabes agradar-me sem fazer esforço, sabes fazer-me feliz sem exigir nada em troca.”
4 Outubro- “Agora posso afirmar, que tudo o que ficou para trás não é nem de perto parecido com o sentimento que nutro agora. Com isto tudo, vão quase 7 meses incríveis, sem nenhuma discussão, sem nenhuma coisa que se possa apelidar de mau.     É mesmo caso para dizer que ainda existe “sorte” e que realmente há por aí alguém igualzinho a nós, pronto a fazer-nos sentir a pessoa mais apaixonada, feliz e sortuda do mundo.
Agora eu sei, que isto é para sempre, que esperei, mas que consegui ter o melhor namorado do universo! :D”
8 Novembro- “Na realidade, o amor constrói-se diariamente e aquilo que tu me tens dado ao longo destes oito meses tem sido muito Amor, Carinho, Respeito, Companheirismo e Dedicação, cinco elementos chave para que uma relação dê certo e o ingrediente principal é a Confiança.
Aprendi a amar-te como nunca amei ninguém, és o elemento principal da minha vida e amo-te mais que tudo… és simplesmente perfeito por tudo o que és e representas.
Mesmo tendo a certeza de que este amor é para sempre, ainda assim quero dizer-te que valorizo cada minuto que passamos juntos e só tenho boas recordações de todos os momentos que já desfrutámos ao longo destes nossos mesinhos.”
27 Dezembro 2011- “Adoro todas as tuas expressões, Adoro que me xateies, Adoro que impliques comigo, Adoro tambem quando tentamos discutir ahah, Adoro Tudoo! :D
És o melhor Namorado do Universe* AMOO-TE <3”

8 Março 2012
1 Ano depois, toda a nossa história contínua, mais perfeita que nunca, com um sempre anunciado e com muitos sentimentos bons à mistura!
Agora sim, isto se multiplicará por muito e muito tempo, obrigada por TuDo!
Sempre foste e continuarás a ser o melhor namorado do universe* Como há coisas que nunca se perdem, Amar-te-ei Sempre, é uma promessa! <3

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

11 Meses depois :)

Quase um ano após o melhor dia de sempre, tudo voltou a ser perfeito* Só que com a diferença, que tudo melhorou, que tudo se sentiu, que tudo se interiorizou muito mais, pois o sentimento que cresceu desde então não mais parou de aumentar, chegando agora a ser algo tao grandioso, que um simples Amo-te parece que se tornou muito pouco :), porque eu amo-te quando acordas, amo-te quando te deitas, amo-te quando te ris comingo, amo-te quando estás amuado, triste ou mal disposto, é uma soma tal que ultrapassa tudo!
Com isto, vem ainda mais a certeza que tudo isto será imortal, que tudo isto tem um sempre mais que anunciado!


Sei que disse qe era pouco, mas Amooo-te Mais do que tudo, mais do qe acreditei e mais do sabia ser possivel, mais que a mim mesma, mais do que tudo no universe*

Promento que vou tentar arranjar uma palavra que acompanhe este nosso crescente sentimento (embora nao vá ser fácil =P)

Obrigado por seres o Melhor Namorado! Obrigado por estares comigo Sempre! Obrigado por fazeres parte de mim!
<3

sábado, 4 de fevereiro de 2012

Efeito de 1ªPassagem


Pela primeira vez, vou chegar, e tu não vais lá estar, vou entrar por aquela porta a dentro, caminhar até à sala, abrir a porta, olhar para o sofá de onde desde sempre estavas sentado e me olhavas com aquele olhar carinhoso de quem me queria tudo do melhor.  É então aí, que me sento, cumprimento a avó e ficarei a observar o vazio que se instalara naquele teu sofá, a pensar talvez a falta que me fazem simples perguntas, que só tu sabias fazer e as respostas que toda a tua sabedoria sabia responder...
                Passando o efeito de 1ªpassagem, tentarei calmamente tentar compreender a semana vista aos olhos da avó, que como sabes, as vê sempre de uma maneira muito única e ingénua.
Tentarei principalmente perceber como está com tudo isto e tentarei melhorar qualquer coisa que possa contribuir para a felicidade dela! Sei que o simples facto de eu lá estar, tal como a ti, era das coisas que vos fazia mais felizes.
                Lembrei-me agora, que muita gente me contava que eras um avô babado, que nos elogiavas bastante, à mana porque ela estava sempre presente e sempre pronta a ajudar e a mim não só porque vos ia ver cada vez que chegava e também cada vez que partia, como também era um grande motivo de orgulho eu ser uma universitária e eu sempre soube, que o que mais gostavas era de ver-me com o diploma na mão, com o curso terminado!
                Infelizmente, tal não é possível, mas quero pedir e prometer-te algo! Quero que sejas tanto o meu anjo da guarda como principalmente o da avó, e que a ajudes a viver bem e feliz, ate pelo menos ela poder deixar-te observar através dos seus olhos o meu diploma final! Assim, eu prometo dar o melhor para que isso se concretize no mínimo tempo possível e com o maior sucesso possível!
                Depois disto, termino dizendo que foste e és um ídolo para mim, uma das pessoas mais importantes e daquelas que prometo nunca desiludir!

Para sempre avô,
                         Tua querida neta
                                               Filipa

sábado, 28 de janeiro de 2012

A Força do Abraço


O que devemos dizer a alguém que acabou de perder uma pessoa importante?

- Meus pêsames! Meus sentimentos! Seja forte! Foi a vontade de Deus! Chegou a hora! Estava sofrendo muito! Agora, está descansando!

        Estas são algumas frases habituais, que não condensam o que a pessoa necessita ouvir num momento de extremo sofrimento, mas quase Sempre são utilizadas.

        Às vezes, o melhor é não dizer nada, mas somente Abraçar e deixar o Abraço falar por si... O silêncio de um abraço apertado traz consigo uma enxurrada de palavras (não-ditas) de consolo.

        Mas como consolar alguém que acabou de perder uma verdadeira parte de si, alguém que ficou incompleto? Nenhum ser humano, por mais que saiba que a morte é inevitável, está preparado para a perda definitiva, a perda vedada pelo túmulo. É então, imensamente doloroso saber que a pessoa com quem convivia, dividindo e partilhando muita coisa, numa intimidade sublime, simplesmente foi embora, para nunca mais voltar; simplesmente deixou a existência, para viver somente nas lembranças.

        Não é fácil lidar com a morte, não existe uma fórmula. Por mais bem preparada que a pessoa esteja, não estará imune ao sofrimento, à sensação de vazio no coração que a perda provoca. E não adiantará dizer que a morte não é um fim em si mesma, mas uma continuidade, um estágio que tem que ser ultrapassado, enfim, é o prosseguimento da vida. Isto, somente o tempo mostrará. Até lá, a dor profunda terá que ser regada com lágrimas, até a ferida cicatrizar e parar de doer.  

        Aos que sofrem, recebam o consolo de um abraço. Mesmo que seja um abraço a distância.


domingo, 8 de janeiro de 2012

10 Meses


E assim se somam os melhores 10 meses de sempre :) Meses estes, que se irão repetir muitas e muitas vezes!
Obrigada por seres quem és, por seres como és e por estares comigo!

Amoo-te! <3
(Sabes bem o que significa*.*)