- Ortónimo: Salazar Vs Sócrates

terça-feira, 26 de abril de 2011

Salazar Vs Sócrates

   António de Oliveira Salazar, nascido a 28 de Abril de 1889 e falecendo a 27 Julho de 1970 com 81 anos. Frequentou o seminário de Viseu, em 1910 foi para Coimbra estudar Direito, tendo terminado o curso em 1914 com 19 valores.   Em 1926 a ditadura Militar chamou-o para a pasta das finanças, em 1932 foi presidente do conselho de ministros e em 1933 iniciou o Estado Novo.
Criou a Censura, a PIDE, a Mocidade Portuguesa e a Legião Portuguesa. Conhecido por muitos como um grande ditador, Salazar dizia que “A garantia das liberdades essenciais permite “a tranquilidade da ordem”, que significa a paz pública”.
   Salazar era muitas vezes retratado como o "Salvador da Pátria". O prestígio que ele ganhou, por ter livrado Portugal de ser tomado pela vizinha Espanha na altura por Franco, a propaganda, a habilidade política na manipulação das correntes da direita republicana, dos monárquicos e dos católicos consolidavam o seu poder primordial, e os princípios da tradição conservadora eram Deus, Pátria e Família.
   Até ao 25 de Abril, Portugal viveu uma ditadura, ou seja, um sistema político em que o poder se concentrou nas mãos de um indivíduo e que suprime as liberdades individuais.
   José Sócrates Carvalho Pinto de Sousa, nasceu a 6 de Setembro de 1957, tendo actualmente 53 anos. Em 1979 após 4 anos no Instituto Superior de Engenharia de Coimbra, obteve o diploma de Bacharelato de Engenheiro Técnico Civil. De 1987 a 1993 teve matriculado numa escola privada de Lisboa para tirar Direito, mas abandonou o curso. Mais tarde terminou algumas disciplinas, no Instituto de Lisboa para obter o diploma de complemento ao Bacharelato, equivalente à Licenciatura.
   É actualmente o Primeiro-ministro de Portugal, governando numa democracia, ou seja, num sistema político fundamentado no princípio que a autoridade emana do povo e é exercida por ele ao investir o poder soberano através de eleições periódicas livres, e no princípio da distribuição equitativa do poder. É um governo de maioria, de uma sociedade que garante a liberdade de associação e de expressão e na qual não existem distinções ou privilégios de classe hereditários ou arbitrários.
   Como governo efectuou reformas administrativas, planos tecnológicos, reformas na educação, desenvolvimento dos transportes, leis polémicas acerca do Aborto e do Casamento Homossexual, como indivíduo viu o seu nome envolvido em escândalos como o caso Freeport, Face Oculta, Controlo dos meios de comunicação e ainda desenvolveu alguns processos contra Jornalistas.
   As cartas estão lançadas, as diferenças entre o passado e o presente são mais do que evidentes, as opiniões divergem, muitos são os que preferiam voltar ao passado, o engraçado é que esses são quase todos os que não o viveram.
   Neste momento a situação é complicada, uma grande nuvem paira sobre o país, o que nos resta fazer? Esperar que tudo passe, que sejam tomadas as decisões certas e aguardar que o sol volte a brilhar para o sempre ilustro povo lusitano!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Força dá me a tua opinião, tenho todo o gosto em saber :)